RELACIONADAS
RELACIONADAS
Rua Boaventura nº 754, Bairro: Indaiá
Belo Horizonte / MG
CEP: 31270-020
Atendimento:
+55 (31) 2512-7300
feemg@feemg.com.br
Confira as nossas
Políticas de Privacidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.
Atletismo
O atletismo PCD é uma modalidade adaptada do atletismo convencional, pode ser praticado por estudantes-atletas com deficiência física, visual ou intelectual, contemplando uma ampla gama de classificações funcionais. A modalidade abrange provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, realizadas nas categorias masculina e feminina, conforme as normativas estabelecidas por entidades oficiais do paradesporto.
Conheça as principais características da modalidade que estará presente na etapa estadual do JEMG/2025 em Poços de Caldas.
Adaptações específicas:
Estudantes-atletas com deficiência visual da classe T11 e T12 podem competir com o auxílio de um guia. Também é permitida a utilização de cadeiras de rodas especiais ou próteses adaptadas, conforme suas necessidades funcionais. Além disso, dispositivos auditivos são utilizados para sinalizar a largada em provas com participantes com deficiência visual ou auditiva.
Classificações funcionais:
Para garantir a equidade, os atletas são agrupados de acordo com o tipo e o grau de deficiência. Os códigos de classificação combinam letras e números:
Os estudantes-atletas que disputam provas de pista e de rua como as de velocidade, meio-fundo, fundo e maratona, assim como as provas de salto em altura, salto triplo e salto em distância, são identificados pela letra T em sua classificação funcional.
Os estudantes-atletas que disputam provas de campo, como arremessos e lançamentos, são identificados pela letra F em sua classificação funcional.
Entre as principais competições estão os Jogos Paralímpicos, o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, os Jogos Parapan-Americanos e os torneios do Grand Prix. No Brasil, há eventos organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e federações estaduais.
A modalidade tem como objetivo promover a inclusão, superação e desempenho esportivo de alto nível entre estudantes-atletas com deficiência, respeitando suas particularidades e incentivando a igualdade de oportunidades no esporte.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEE. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. Na etapa estadual das modalidades paralímpicas, o apoio é do Grupo Ferrero®.
"Este Projeto Esportivo é viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, possibilitando que empresas utilizem o saldo do “ICMS Corrente” para realização de atividades esportivas de forma gratuita para a população."
Projeto Esportivo Nº 2024.08.0240:
Alimentação, uniforme, Crachá e Squeeze para a Etapa Estadual PCD dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025.
Projeto Esportivo Nº 2024.08.0242:
Hospedagem, Capacitação e compra de materiais e implementos para a Etapa Estadual PCD dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: feemg.oficial
Flickr: feemg.oficial
Instagram: feemg_oficial
Youtube: feemg1
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!