A bola vai subir em Salvador! Delegação mineira embarca para o IV Brasileiro Escolar de Basquete 3×3.
Alunos-atletas de Minas Gerais embarcam confiantes nesta segunda-feira (04/11) para disputar o IV Brasileiro Escolar de Basquete 3×3, em Salvador, na Bahia. Até o dia 09 de novembro, estudantes entre 15 a 18 anos de escolas particulares e públicas dos estados brasileiros e do Distrito Federal irão disputar a competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE). Serão centenas de pessoas envolvidas no maior torneio escolar de basquete 3×3 já realizado no país.
Em meio a tradicional cultura baiana, a competição promete agitar a primeira capital do Brasil. Além de conquistar o ouro, os campeões carimbam o passaporte para o Campeonato Mundial Escolar de Basquete 3×3, organizado pela International Schoolsports Federation-ISF, em Rajnandgaon, na Índia, em 2020. Os representantes mineiros, que viajam para Salvador, foram classificados por meio da Seletiva Estadual Escolar de Basquete 3×3, realizada em outubro pela FEEMG.
A delegação é chefiada pela coordenadora de arbitragem de basquetebol da FEEMG, a experiente árbitra internacional Karla Diniz. A equipe também é composta pelos alunos-atletas, técnicos, além da nossa árbitra Dafiny dos Santos.
Oportunidade

Seletiva Estadual Escolar de Basquete 3x3 selecionou as equipes para o Campeonato Brasileiro. Foto (crédito): Tiago Ciccarini.
Já está tudo pronto para o apito inicial. Os alunos-atletas de Minas Gerais já sabem quem serão os primeiros adversários no IV Brasileiro Escolar de Basquete 3×3. O sorteio realizado na última semana definiu a composição dos grupos. A equipe feminina está no grupo C, com Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A equipe masculina ficou no grupo G, com Paraíba, Rondônia e Amapá.
As meninas do basquetebol são da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, de Santa Luzia. O técnico e professor Gilberto Nascimento espera voltar para casa com a medalha. “Estamos indo pela segunda vez disputar o Brasileiro Escolar 3×3. A nossa escola está em festa. Por ser pública é um sucesso não só na escola, mas na SRE Metropolitana C também. É um privilégio participar dessa competição e a FEEMG nos oferece isso”, comentou Gilberto.
Na equipe masculina do Colégio Batista Mineiro, de Belo Horizonte, o jovem André Santos agradeceu a FEEMG pela oportunidade e deixou claro que a expectativa está muito alta. “O objetivo é dar o máximo, jogando sempre em equipe. O pessoal da escola e da família fica na torcida. É muito bom representar tantas pessoas por meio do esporte. Por ser coletivo, o basquete ajuda tanto no desenvolvimento de como lidar com várias pessoas, quanto na questão da disciplina, além de ser uma forma saudável de se divertir e sair da rotina”, ressaltou o aluno-atleta de 16 anos.
A família FEEMG deseja uma grande experiência aos alunos-atletas do nosso estado. Estamos na torcida por ótimos jogos, grandes resultados e muito aprendizado. Boa sorte, Minas Gerais!
FEEMG: educação conectada com o mundo.